jogosdaqui - um pouco de história, open source e colaboração (pt-BR)

Muitos não sabem, mas além de programar, sempre gostei de ajudar a divulgar a indústria brasileira de desenvolvimento de jogos.

Criação do jogosdaqui

Em 2005, junto com mais 3 amigos, foi fundado o site jogosdaqui, que era um site especializado em falar sobre os games desenvolvidos por empresas brasileiras.

Esse site produziu muitos artigos, catalogando diversos games, desde o Aeroporto 83, considerado o primeiro game brazuca.

Essa produção de artigos se manteve bastante ativa entre entre 2005 e 2007, mas em 2008 “fechamos as portas”, pois não conseguíamos mais atualizá-lo como merecia.

Conta no Twitter

Em 2010, no meio da produção do game Ships N’ Battles da minha gamedev indie Skahal Studios, criei uma conta de Twitter para o jogosdaqui, para pelo menos conseguir ajudar um pouco na divulgação dos games nacionais.

A conta ganhou alguma notoriedade quando fiz uma pergunta sobre o posicionamento dos candidatos a presidente em relação a indústria brasileira de jogos e o José Serra respondeu:

Blog no UOL Jogos

Tempos depois fui convidado pelo Théo Azevedo do UOL Jogos para criar um blog do jogosdaqui no UOL.

Esse blog durou entre o final de 2010 e o final de 2014.

Durante esse tempo também produzi algumas entrevistas para a revista EGW, com a mesma finalidade do jogosdaqui, falar sobre gamedevs brasileiras:

Site WordPress

No final de 2014, comecei a migrar o jogosdaqui para um site próprio em WordPress e durante todo ano de 2015 foram produzidos diversas matérias, mas devido a demandas pessoais o site ficou no ar apenas até 2016.

Open source e colaborativo

E essa história nos leva a esse momento, pois acredito que o material que o jogosdaqui produziu sobre os games nacionais, alguns deles que podem ser encontrados somente no jogosdaqui, não devem ser esquecidos ou perdidos.

Então no início desse mês comecei a conversão de todos os artigos, oriundos de 3 modelos diferentes (site PHP, blog UOL e WordPress) para uma única plataforma open source, baseada no GitHub Pages (Jekyll) e que permitirá que esse material não seja perdido, possa ainda ser melhorado e novos posts possam ser publicados por qualquer pessoa interessada em divulgar a indústria brasileira de desenvolvimento de jogos.

Acessem o https://jogosdaqui.github.io e aproveitem para conhecer mais sobre jogos os eletrônicos brasileiros.

Written on November 21, 2018